Ataques de cães vadios continuam a preocupar

O problema dos cães vadios continua na ordem do dia em Vila Verde, depois de uma popular ter denunciado ao jornal “O Vilaverdense” um ataque de um grupo de cães que terá levado à morte de dois dos seus animais domésticos.

Este tema tem sido recorrente, sendo que tanto a Associação Para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde como a Câmara Municipal alertam, em primeiro lugar, para a necessidade de responsabilização dos donos, a fim de evitar o abandono dos animais.

«A grande fatia de responsabilidade nestes casos reside no facto de as pessoas continuarem a abandonar os animais. Se não houver essa sensibilidade e sensibilização, qualquer esforço e medida que tomemos vão ser inglórios», defende o vereador Patrício Araújo.

Segundo o responsável autárquico, trata-se de animais errantes, que vão vagueando pelas ruas, o que dificulta a captura por parte dos serviços municipais, uma vez que não permanecem durante muito tempo no mesmo local.

A montante, há ainda o facto de o canil municipal estar sobrelotado, esperando-se que a construção do novo albergue de animais esteja pronta até ao Verão.

--
Redacção
ovilaverdense@gmail.com