Alunos da EPATV organizaram Tertúlia “Cozinha, do Tradicional ao Contemporâneo”

A EPATV promoveu, esta segunda-feira, pelas 14h00, uma Tertúlia com o tema, “Cozinha, do Tradicional ao Contemporâneo”, no âmbito de uma “Prova de Aptidão Profissional” de dois alunos do 3º ano do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria, Inês Oliveira e José Luís Leite. A Tertúlia foi antecedida por um almoço informal com os convidados, composto por uma ementa confeccionada pelos alunos.

Estiveram presentes várias personalidades influentes da gastronomia em Portugal, entre eles, Virgílio Gomes, conhecido crítico gastronómico e autor de vários livros e Paulo Amado, das Edições Gosto, responsável pelo Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha, escritor e crítico gastronómico.

Virgílio Gomes contou ao Jornal que pretende passar «duas diferentes mensagens aos alunos. A primeira é que a identidade de um povo ou de uma nação continua a ser composta por elementos, nos quais a cozinha tem um papel importantíssimo. A segunda é não confundir tradição com modernidade».

Já Paulo Amado defendeu que o tema da restauração contemporânea versus a tradicional assenta, essencialmente, em «como se deve ir fazendo as actualizações. (...) O que é hoje moderno amanhã ou depois pode vir a ser a tradição».

---
Pedro Nuno Sousa
ovilaverdense@gmail.com