NAMORAR PORTUGAL: Vilaverdense Céu Cunha vence XV Concurso de Criadores de Moda

A vilaverdense Maria do Céu Cunha, da loja Teciborda, conquistou o primeiro prémio do XV Concurso Internacional de Jovens Criadores de Moda, integrado na Gala Namorar Portugal, que decorreu esta quarta-feira.

Profissional da área do artesanato «há mais de 20 anos», Céu Cunha concorreu pela segunda vez ao Concurso de Jovens Criadores de Moda, depois de há três edições ter conquistado o Prémio do Público.

«Não estava mesmo nada à espera de ganhar, apesar de gostar muito do resultado final do que fiz», admitiu a artesã vilaverdense.

No segundo lugar ficou o também vilaverdense Mi Ribeiro, que conquistara o primeiro prémio em 2014, enquanto o vencedor do ano passado, o aboimnobrense Fernando Rei, venceu o Prémio Norte Empresa.

Uma outra vilaverdense, Joana Rodrigues, arrecadou o Prémio Público, com uma peça produzida com mais dois criadoras, Carla Costa e Rita Pereira, num evento em que foram apresentados 48 coordenados.

A actuação da Academia de Música, em conjunto com o cantor Miguel Oliveira, voltou a abrir gala deste ano, que foi apresentada por Rui Unas e contou com modelos conhecidos como Joana Freitas, Iva Lamarão ou Isaac Alfaiate.

A animação esteve ainda a cargo do Rancho Folclórico de Vila Verde, do DJ Valter Carvalho e do cantor e imitador Fernando Pereira.

Anabela Baldaque, Katty Xiomara, Nuno Gama, Natália Mil-Homens Pereira, Rafael Freitas e Story Tailors foram os estilistas convidados.


PATUDOS EM PALCO

Após o desfile dos coordenados a concurso e das propostas dos criadores convidados, a Gala Namorar Portugal integrou o momento “Na passerelle com”, que este ano abriu com a Colecção Viktorius, do vilaverdense Vítor Carlos Macedo.

Depois, subiram ao palco alguns cães, para apresentar a linha “Bord´arte”, de Vera Cancela, numa parceria com a Associação para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde, que já foi experimentada aquando da apresentação do produto.

A iniciativa serviu, acima de tudo, para apelar à adopção de animais, especialmente de cães que tenham sido vítimas de violência ou de algum acidente.

LISTA DE VENCEDORES

1º Prémio: Teciborda – Céu Cunha
2º Prémio: Mi Ribeiro
3º Prémio: Cláudia Moreira / Joana Mendes (Escola Profissional de Felgueiras)
Prémio Delta: Fernanda Carpinteiro
Prémio Vestidos de Sonho Best Fit: Flávia Peixoto / Maria Eugénia (Escola Profissional de Felgueiras)
Impacto Visual: Orlando Ventura
Prémio BMCar: Leonídia Rodrigues (Lisbon School Design)
Prémio Público: Joana Rodrigues / Carla Costa / Rita Pereira
Prémio Norte Empresa: Fernando Rei
Jovem Revelação: Magda Silva (CEARTE)

---
Ricardo Reis Costa (CP 10478)
ovilaverdense@gmail.com