DESTAQUE: José Manuel Fernandes condecorado esta tarde em Braga pelo Presidente da Ucrânia

O eurodeputado vilaverdense José Manuel Fernandes foi condecorado hoje de tarde, em com a Ordem de Mérito do III Grau, atribuída pelo presidente Poroshenko, da Ucrânia, depois de recentemente ter sido agraciado pela Igreja Ortodoxa Ucraniana.


A Ordem de Mérito de III Grau foi conferida pelo presidente Petro Poroshenko da Ucrânia ao deputado ao Parlamento Europeu José Manuel Fernandes pelo trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos em prol do povo ucraniano.

O padre Vasyl Bundzyak enalteceu o apoio que a comunidade vilaverdense prestou, com um donativo de quase mil euros, através de uma iniciativa da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), que será aplicada futuramente na Ucrânia.

A cerimónia decorreu no auditório da Junta de Freguesia da Sé, tendo sido o galardão entregue por Inna Ohnivets, embaixadora extraordinária e plenipotenciária da Ucrânia na República Portuguesa, tendo o eurodeputado vilaverdense agradecido, emocionado, para afirmar «não ter feito mais do que a minha obrigação», acrescentando que «ainda há muito para fazer pelo povo ucraniano».

A iniciativa partiu do Centro Social e Cultural Luso Ucraniano com o apoio da União de Freguesias de Maximinos Sé e Cividade, de Braga, sendo que José Manuel Fernandes é sócio honorário desta associação e Braga é uma cidade geminada com Ivano-Frankivsk, que é a terra natal do presidente da direcção do Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, padre Vasyl Bundzyak.

Segundo as estimativas, cerca de 16 mil cidadãos ucranianos habitam no norte e centro de Portugal, nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Viseu, Viana do Castelo, Vila Real, Guarda, Coimbra e Porto.
Este significativo número de cidadãos de origem ucraniana residentes em Portugal, já bem integrados na sociedade portuguesa, está assim a contribuir para o fortalecimento das relações luso-ucranianas.

De acordo com o Decreto do Presidente da Ucrânia No 870/96 de 22 de setembro de 1996, a Ordem do Mérito é uma distinção de mérito entregue pelo Presidente da Ucrânia por feitos notáveis nas esferas económica, científica, sociocultural, militar, estatal, etc. em favor da Ucrânia.
Para além dos cidadãos nacionais também os cidadãos estrangeiros podem ser agraciados com esta Ordem.

A Ordem do Mérito tem três graus e o III grau é constituíoa por uma emblema e fita das cores. A emblema da Ordem, com tamanho de 50 mm, é uma cruz com extremidades arredondadas, posta num medalhão de prata com ornamento de planta, tendo ao centro, no fundo azul, o brasão pequeno da Ucrânia (Tryzub) colocado dentro da grinalda de ramos de louro e de carvalho. A grinalda e o Tryzub são dourados.

---
Redacção
ovilaverdense@gmail.com