Projecto MOVBIO apresentado e a decorrer na Câmara Municipal

O Município de Vila Verde acolhe durante o dia de hoje o Workshop do projecto MOVBIO (Mobilização de Biomassa de Podas para Valorização Energética), uma iniciativa organizada pela Agência de Energia do Ave e pelo Centro para a Valorização de Resíduos, com o apoio da CAVIVER, a Academia do Vinho Verde e o Município de Vila Verde.

A sessão de abertura, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com uma boa adesão e com intervenções por parte da Autarquia, da Cooperativa Agrícola de Vila Verde, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, da Agência de Energia do Ave e do Centro para a valorização de Resíduos.

MANHÃ
A primeira parte da sessão, essencialmente assente nas linhas do Projecto, inicia com uma apresentação de André Mota, da CVR, seguindo-se a exposição, “A poda da Actinidia – Fundamentos e aplicações”, por Raul Rodrigues, do ESA/IPVC. Nesta primeira parte, a moderação cabe a Joana Carvalho, da CVR.

A programação matinal termina com uma sessão de poda e demonstração de campo de recolha de poda, na Quinta de São Bento.

TARDE
O programa vespertino, que tem como tema “Poda de Inverno e Condução da vinha”, moderado por Gonçalo Magalhães, da CVRVV, tem inicio às 14h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com uma sessão sobre “Fundamentos da operação da poda de inverno”.

Os participantes serão depois encaminhados para as Quintas do Homem, onde decorrerá uma sessão prática no campo e demonstração de recolha de podas.

Para o final está reservado ainda um Verde de Honra.

---
Redacção/Pedro Nuno Sousa
ovilaverdense@gmail.com