POLÍTICA: Rui Rio reúne apoiantes de Vila Verde esta quinta-feira, em Cervães / Directas “pesam” a pensar em 2021

Rui Rio, candidato à liderança do PSD, vai realizar um dos últimos encontros de campanha antes das directas no partido em Cervães, Vila Verde. É já esta quinta-feira, dia 11, numa sessão agendada para o Hotel Torre de Gomariz, a partir das 19h00. Por estes dias, joga-se o futuro dos social-democratas, a dois níveis: nacional e local.

Depois de Santana Lopes, que passou ainda em Dezembro por Vila Verde, numa sessão realizada em Moure, é a vez de Rui Rio tentar convencer os militantes locais a votar no seu projecto, nas directas que acontecem dois dias depois.

O anfitrião será o actual presidente de junta de Cervães, Hélder Forte, também mandatário concelhio de Rui Rio, uma freguesia onde gravita a grande massa de apoio ao ex-autarca do Porto. Aliás, Hélder Forte surge no apoio a Rio desde a primeira hora, a par do actual presidente da concelhia do PSD, Rui Silva.

As directas no PSD, agendadas para o próximo sábado, abriram duas facções de apoio aos dois candidatos em Vila Verde: uma suportada no ex-presidente da JSD, Carlos Tiago Alves (“delfim” de José Manuel Fernandes e adjunto de António Vilela), onde pontua uma grande maioria dos presidentes de junta e algumas figuras da liderança local do partido nos últimos anos, de apoio a Santana Lopes; outra liderada por Rui Silva e Hélder Forte, numa perspectiva de abrir uma nova linha no partido, de apoio a Rui Rio.

As movimentações nos últimos dias têm sido em grande número, tendo um denominador comum: ninguém assume claramente apoios, mas têm marcado presença em diferentes acções dos dois candidatos.

FUTURO DO PSD?
Directa, ou indirectamente, o resultado das eleições nacionais do PSD pode ter reflexos no futuro da estrutura local, de acordo com alguns militantes. É que as eleições para a nova concelhia devem ocorrer entre Junho e Julho próximo e a próxima liderança terá em mãos a preparação de 2021 (Autárquicas), tendo como principal ponto arranjar sucessor(es) para o actual presidente de Câmara, António Vilela, que cumpre o último mandato.

---
Redacção / Carlos Machado Silva (CP 3022)
ovilaverdense@gmail.com