Projecto “CHEGA” assinou hoje acordos de colaboração

O projecto “CHEGA” promoveu na manhã de hoje uma sessão solene, que decorreu na Câmara de Vila Verde com a assinatura dos acordos de colaboração estabelecidos com as diferentes entidades locais pertencentes ao Conselho Consultor do projecto.
Esta actividade está inserida nas comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala amanhã, 25 de Novembro.

A sessão solene contou com a presença das entidades parceiras que integram a actividade do Conselho Consultor do Projecto CHEGA. Uma equipa multidisciplinar que se debruça sobre assuntos referentes à igualdade de género e com especial enfoque nas questões relacionadas com a violência doméstica.

No decorrer de sessão, Miguel Novais, Presidente da Sopro, afirmou que esta iniciativa «não poderia ser assinalada de melhor forma», relembrando que «no Dia 25 de Novembro é comemorado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres».

O Presidente da Sopro aproveitou ainda para «saudar todo o trabalho que é efectuado aqui em Vila Verde no âmbito da violência doméstica. Sentimos necessidade de sublinhar esta data através desta sessão, pois não deve passar indiferente para a população em geral».

Para terminar, Miguel Novais realçou que «A importância deste trabalho em rede e desta sessão solene reforçam a necessidade de combatermos juntos a violência doméstica, apelando à coordenação de todas as entidades intervenientes e ao aprofundamento das medidas de prevenção e intervenção».

Também presente nesta sessão esteve Júlia Fernandes, vereadora da Acção Social do município e coordenadora do projecto CHEGA, que salientou, «este projecto tem como objectivo apoiar as vítimas de violência domestica, promover junto das classes profissionais boas práticas na prevenção da violência de género e sensibilizar os mais jovens».

A vereadora não esqueceu a ocorrência destes problemas durante o namoro, referindo que «a violência em contexto de namoro tem sido cada vez mais um problema social muito inquietante. Este tipo de violência, assume destaque relevante não só pela violência mas também pelas suas consequências», finalizou Júlia Fernandes.

O projecto “CHEGA” é dinamizado em parceria com o Município de Vila Verde, sendo co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego - POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu – FSE.

---
Pedro Nuno Sousa
ovilaverdense@gmail.com