Escolas de Vila Verde querem dar um Natal mais feliz às crianças de São Tomé e Príncipe

O Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo, no Pico de Regalados, em parceria com outras escolas do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, desenvolveu uma iniciativa de cariz solidário para angariar brinquedos, a fim de tornar mais feliz o Natal das crianças de S. Tomé e Príncipe. A angariação já decorre há uma semana e na manhã desta terça-feira começaram a ser embrulhados grande parte dos brinquedos que irão ser enviados. Pela manhã desta quarta-feira os brinquedos arrancarão num camião da Torrestir, em direcção a Lisboa, de onde partirão para São Tomé e Príncipe através da Cruz Vermelha.

Cecília Araújo, docente do Centro escolar e responsável pelo projecto, sente-se «muito satisfeita com a adesão desta iniciativa», afirmando que «esta campanha solidária foi um desafio muito curto, durou apenas uma semana. Os alunos foram desafiados a trazer de casa brinquedos que ainda estivessem em bom estado ou quase novos, para assim fazerem felizes outras crianças que não têm nada ou muito pouco.»

Para a professora, o objectivo passou por «sensibilizar as crianças, fazendo com que estas colaborem. A ideia é, essencialmente, passar a mensagem para o coração das crianças, fazendo lembrar que nem todos os meninos do mundo têm as mesmas condições e um natal cheio de prendas. Se esta mensagem passou e tocou no coração de cada um ou pelo menos da maioria, o objectivo foi alcançado».

Por último e quanto ao desafio, a professora sublinhou que as expectativas foram excedidas em larga escala. «O desafio era arranjarmos cerca de 110 brinquedos, mas felizmente a adesão foi muito grande e ultrapassámos bastante esse número. Juntamos cerca de um milhar de brinquedos. Desde o pré-escolar ao terceiro ciclo que houve escolas a participar. A primeira fase partiu do Centro Escolar, juntando-se mais duas EB 2 e 3, (Vila Verde e Monsenhor Elísio Araújo), várias escolas de primeiro ciclo e alguns jardins-de-infância.

---
Pedro Nuno Sousa
ovilaverdense@gmail.com