CERVÃES recria “Tradição dos nossos avós: Ciclo de Pão de Milho” com folclore, exposição e “sopas de burro cansado”

A tradicional e quente broa de milho, a sair do forno e de diferentes formas, bem regada pelo vinho verde e em jeito “Sopas de Burro Cansado”, aquece a tarde fria de Outono em Cervães, Vila Verde. As mãos hábeis das mulheres da lavoura amassam o pão, que segue directamente para os fornos. Ao lado, o folclore pisa o palco e a exposição de utensílios antigos ligados ao ciclo do pão avivam a memória.

O evento está integrado na “Rota das Colheitas”, programação turístico-cultural do Município de Vila Verde.

É uma organização do Centro Social e Paroquial de Cervães, em conjunto com a cervanense Maria Amélia Oliveira. Conta ainda com a participação de todas as forças vivas da freguesia, tais como associações, rancho folclórico, Junta de Freguesia e estabelecimentos de ensino.

A iniciativa arrancou na última noite. Esta manhã prosseguiu com a realização da caminhada pela natureza e a visita a um antigo moinho, que está a ser alvo de uma intervenção de recuperação.

Para amanhã, segunda-feira, 20 de Novembro, estão reservadas as visitas dos estabelecimentos de ensino da freguesia e dos utentes seniores do Centro Social e Paroquial de Cervães.

---
Redacção / Carlos Machado Silva (CP 3022)
ovilaverdense@gmail.com