2ª edição da “Sardinha na Broa” em Valbom São Martinho

Valbom São Martinho acolheu este sábado a 2ª edição da “Sardinha na Broa”, iniciativa inserida na programação da “Rota das Colheitas” e com entrada livre.

O evento juntou muitos populares num convívio com direito a concertinas, cantares ao desafio e vários “petiscos” para além da sardinha na broa. Caldo verde, vinho novo e castanhas assadas completaram o “menú". Este evento é organizado pela Junta da União de Freguesias de Valbom S. Martinho, Valbom S. Pedro e Paçô e colaboração de muitos voluntários.

Nas palavras do autarca local, Joaquim Martins, esta iniciativa «já tem outra dimensão», tendo em conta a subida do número de participantes. «Estão aqui à volta de 150 pessoas. Este ano veio mais gente, o que é um óptimo sinal. Muitas delas de fora. Penso que tem tanta gente de fora como de cá», afirmou Joaquim Martins, realçando que «o ano passado foi o primeiro ano e as pessoas não conheciam tão bem a festa. Agora é diferente. Foi mais publicitado e há mais pessoas a vir tornando-se assim numa festa bem mais bonita».

«É uma tradição muito antiga e que agora foi retomada. Esta iniciativa ajuda muito na promoção destas freguesias», concluiu o autarca.

Quanto à animação, esta ficou a cargo de Nuno de Cabril, entre "cantares e concertinas".

---
Pedro Nuno Sousa
ovilaverdense@gmail.com