Alunos do Centro Escolar de Prado visitaram a Ribeira de Febros

No âmbito do Projecto Rios, o Município de vila Verde levou, ontem, 6 de Novembro, cerca de 100 alunos do 3º e 4º ano do Centro Escolar de Prado à Ribeira de Febros, por forma a que estes inspeccionassem esta ribeira e procedessem à recolha e registo de informações de dados geográficos, físico-químicos, biológicos, entre outros.

Esta iniciativa é a primeira a ser realizada durante o ano lectivo 2017/2018 e contou com a presença de Olívia Rodrigues, docente do Centro Escolar de Prado, que fez uma breve contextualização relativamente à Ribeira de Febros, falando acerca da sua origem, percurso e onde desagua.

Durante a visita, os alunos foram desafiados a inspeccionar este curso de água em 3 pontos de observação estratégicos, nomeadamente, no que respeita à cor da água, ao cheiro, e à detecção da presença de vários tipos de poluentes, quer no leito, quer nas margens.

Posteriormente, as crianças colaboraram na medição dos vários parâmetros que permitem perceber qual a velocidade da água, o seu caudal e quais as dimensões do canal no que concerne à profundidade e à largura da superfície da água.

Refira-se que estas acções tiveram por objectivo promover junto dos mais novos e das populações o interesse pelas questões ambientais, alertando para a necessidade de protecção das zonas ribeirinhas, assim como promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de protecção e valorização dos sistemas ribeirinhos.

---
Redacção
ovilaverdense@gmail.com