FESTA DAS COLHEITAS: Mar de gente na noite da “Pisada de Uvas” tradicional e dos espectáculos de música popular

Foi uma noite de tradições em Vila Verde, esta sexta-feira, com a recriação da pisada de uvas tradicional, pelo Rancho de Prado S. Miguel, e com os espectáculos musicais de Maria Celeste & Pedro Malheiro e Minhotos Marotos.

O início da noite ficou marcado pela recriação de uma prática agrícola, uma pisada de uvas como manda a boa tradição minhota. As uvas chegaram ao recinto transportadas por um carro de bois, seguido por uma comitiva do Grupo Folclórico de Prado S. Miguel, que ia entoando pelo recinto as melodias animadas do folclore minhoto.
Na eira, as uvas foram carregadas para a dorna pela força dos braços e pisadas vigorosamente para extrair o desejado néctar. Tudo à moda antiga.
Mais tarde, as atenções voltaram-se para o Palco das Colheitas, antevendo-se uma noite de muita música e alegria. E assim foi, os artistas convidados, Maria Celeste & Pedro Malheiro e Minhotos Marotos, não deixaram créditos por mãos alheias e protagonizaram um espetáculo vibrante que foi recebido pelo público com chuvas aplausos.

Concurso Pecuário, Festa do Caurdo e muito, muito mais!
Hoje, ao início do dia as atenções estavam voltadas para mais um tributo ao mundo rural, com os concursos pecuário e de raças avícolas, seguido de desfile pelo centro da vila.

As atividades prosseguem durante a tarde com a XIV Feira Tradicional – Reviver o Passado, que dá palco aos produtores locais, o Concurso da Broa e a atuação da Academia de Música de Vila Verde. No serão, o destaque vai para a Festa do Caurdo, com mais de 20 caldos diferentes, e para o Festival de Folclore Concelhio.

---
Redacção
ovilaverdense@gmail.com