SOUTELO: Fraternidade da Divina Providência aponta à beatificação da Irmã Ana de Jesus Amorim

A Fraternidade Franciscana da Divina Providência homenageou esta sexta-feira a irmã Ana de Jesus Faria de Amorim, nascida em Soutelo, descerrando uma placa evocativa e apontando à sua beatificação.

Segundo a irmã Maria da Luz Henriques, a Fraternidade está a avaliar a possibilidade de poder avançar com o processo de pedido de beatificação, embora se trate de algo com muitos custos.

«Ana de Jesus Faria de Amorim fez muito pelo Mundo e enobrece o povo de Soutelo. Era alguém que tinha uma grande misericórdia para com os pobres», frisou.

Presente na iniciativa, o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, disse que a autarquia apoiará a Fraternidade da Divina Providência com vista à beatificação de Ana de Jesus Amorim.

«Seria um reconhecimento muito importante para Soutelo e para Vila Verde, porque falamos de alguém reconhecido internacionalmente», apontou.

Antes, foi descerrada uma lápide na fachada da casa onde, em 25 de Março de 1896, nasceu Ana de Jesus Faria de Amorim. A Fraternidade entregou ainda um retrato da irmã aos actuais proprietários da casa, Manuel e Rosa Peixoto.

A homenagem integra-se nas comemorações do 75º aniversário do Abrigo da Divina Providência, que a irmã soutelense inaugurou em Fátima, em 1956.

Este sábado, será celebrada uma missa de acção de graças, na Igreja Paroquial de Soutelo, seguindo-se a inauguração de um busto de Ana de Jesus Faria de Amorim, que faleceu em 1976.

---
Ricardo Reis Costa (CP 10478)
ovilaverdense@gmail.com