Prova Bombeiro de Elite sábado em Braga com corporações de Espanha e Portugal

A prova Bombeiro de Elite, que se realizará este sábado de manhã no Escadório de Bom Jesus, Braga, envolverá elementos de mais de duas dezenas e meia de corporações, de Espanha e Portugal, entre os quais elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde.

É a primeira prova em Portugal tendo como pano de fundo um monumento nacional, que além do mais é emblemático, como o Escadório do Monte do Bom Jesus, o que tem atraído o interesse internacional, com o início marcado para as dez horas do próximo sábado, junto ao acesso inferior do Elevador/Funicular.

O desafio consiste em subir os 566 degraus do Escadório do Bom Jesus, uma distância de 615 metros e com um desnível positivo de 116 metros, em contra-relógio, com todo o equipamento de protecção individual de qualquer bombeiro: casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório de circuito aberto (ARICA), no menor tempo possível.

Da região do Minho, para além dos coorganizadores, os Bombeiros Sapadores de Braga, estarão presentes operacionais dos Bombeiros Voluntários de Braga, Vila Verde, Vieira do Minho, Riba de Ave, Vila das Aves, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Vizela, Lousada e Coimbrões.

A nível de corporações de voluntários do país estarão em Braga elementos oriundos de várias associações, como de Mortágua, Queluz, Amadora, Vila Real de Santo António e Praia da Vitória.

De Espanha virão bombeiros municipais de Toledo, estando ainda garantidas presenças do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, para além do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia e dos Bombeiros Sapadores de Faro, bem como dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, de Viseu e de Leiria, a par dos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal.

A prova, inédita em Portugal, tem como anfitriões a Câmara Municipal de Braga e a sua Companhia de Bombeiros Sapadores, sendo organizada ainda pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais, com o apoio da organização ADN Eventos Desportivos.

Para a realização do evento colaboram igualmente a União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, Queirós Fotógrafo, Clube de Orientação do Minho, Vianas, Proworld, Prozis, Hotel Meliã Braga, Café Snack Bar Porta Nova, Sociedade Fruteira, Extincêndios, Reclatempo, Toldatempo e a Confraria do Bom Jesus do Monte, entre outras entidades, empresas e cidadãos.

---
Joaquim Gomes (CP 2015)
ovilaverdense@gmail.com