Médico vilaverdense, João Ribeiro, inicia projecto pioneiro na área dos Cuidados Paliativos

João Ribeiro é um médico vilaverdense com especialização em cuidados paliativos e cuidados continuados e percursor de uma consulta em medicina paliativa, no Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto. A ideia começou a ser pensada há cerca de um ano e concretizada no início de 2017. «Pensamos em dar qualidade de vida, conforto, a doentes crónicos, numa zona rural, mais distante dos grandes centros», começa por explicar o médico. O sonho é criar uma consulta similar em Vila Verde, onde já vai acompanhando alguns doentes.

«São doentes que já não querem fazer exames, não querem mais consultas, querem é estar confortáveis», revela ainda o jovem João Ribeiro, que criou a primeira consulta deste género no país. «É uma consulta sem dia nem hora marcada, com um profissional fixo, neste caso um médico, e alguns doentes têm o telemóvel do médico».

Os doentes são referenciados pelos médicos de família que articulam com João Ribeiro a primeira consulta. «Temos casos que tiveram a primeira consulta no dia seguinte mas são os doentes que escolhem o horário que melhor lhes convém para virem à consulta». Também as consultas são diferentes do que é normal: «aqui o doente é o centro, falam do que querem e daquilo que querem fazer. A mim compete-me atenuar a dor, muitas vezes sem medicamentos, alterando a alimentação e por vezes, recorrendo a outras alternativas».

Consulta de apoio ao luto

Os cuidadores, também, têm uma consulta de apoio seja durante a vida do doente seja depois do seu falecimento. O jovem médico reconhece que «tem sido um desafio porque é uma consulta contrária ao que aprendemos porque estamos habituados a curar. Aqui é fazer com que o doente se sinta bem com a doença, é tirar o que lhe está a incomodar. Com isso, conseguimos também ajudar os cuidadores». Por isso, João faz um «balanço muito positivo» destes primeiros meses da experiência pioneira.

Reportagem completa na edição de Agosto do Jornal O Vilaverdense.

P.A.P. (CP 9420)
ovilaverdense@gmail.com