REGIÃO (BRAGA): ‘Ida e Volta’ agiganta S. João com Encontro de Gigantones e Cabeçudos espanhóis e ingleses

Braga recebe, a 17 de Junho, a 28.ª Edição do Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos, um evento inserido no programa das Festas de São João, organizado pela associação ‘Ida e Volta’.

De acordo com a organização, da responsabilidade da associação cultural e artística ´Ida e Volta´, na edição deste ano são esperados mais de 80 gigantones e de 100 cabeçudos, sendo que para além de grupos espanhóis o encontro recebe, pela primeira vez, um grupo de Inglaterra. A novidade foi divulgada esta quarta-feira em encontro com a imprensa.

À semelhança do ano transacto realizam-se dois cortejos, um na parte da tarde, que integra grupos/associações escolares e grupos de percussão – tem início às 14h30 -, e o da noite, o mais aguardado do dia e o maior, para grupos de Gigantones e Cabeçudos – tem início às 21h30.

No final do cortejo nocturno decorrer na praça da República, junto ao Coreto (local onde o cortejo termina), um Baile dos Gigantes.

O presidente do município, que apadrinha a iniciativa, sublinhou a capacidade de atracção do evento, uma “marca distintiva” das festas sanjoaninas bracarenses.

“É particularmente evidente que ninguém fica indiferente a esta realização e é igualmente visível o especial carinho e atenção que os desfiles, associados à componente da percussão, despertam nas pessoas que assistem”, afirmou, elogiando o trabalho e a dedicação da ´Ida e Volta´ neste evento: “A cidade está sempre de braços abertos para valorizar a cultura popular””, disse Ricardo Rio.

Já Rui Ferreira, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, realçou o facto de este ser um evento “muito acarinhado” pela associação.

“Este é já um dos principais momentos das festas. Os bracarenses devem estar orgulhosos do trabalho desenvolvido pela ´Ida e Volta´”, rematou.

---
Fernando Gualtieri (CP 1200)
ovilaverdense@gmail.com