AEVIVER anuncia projecto de 400 mil euros para ajudar desempregados de longa duração

A AEVIVER – Associação Empresarial de Vila Verde viu recentemente aprovada uma candidatura a fundos comunitários para apoiar, através de formação e inclusão no mercado de trabalho, perto de três mil desempregados de longa duração.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo presidente da associação, José Morais, que está a poucos dias de terminar mandato, durante uma conferência de imprensa de balanço dos últimos três anos de actividade da AEVIVER.

«Este projecto vai abranger 2780 desempregados, que poderão beneficiar de um conjunto de iniciativas que vão melhorar as suas competências e ficar em contacto com as empresas. É uma grande vitória para a região, pela qual lutámos afincadamente», vincou.

Segundo José Morais, a candidatura tem um montante de 400 mil euros e «terá um impacto muito positivo na região e, em especial, no concelho de Vila Verde», alargando-se a outros concelhos circundantes.

A candidatura, aprovada neste mês de Abril, enquadra-se no Fundo Social Europeu e foi formalizada em Agosto do ano passado. Visa promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação.


MORAIS DE SAÍDA

Ao fim de sete anos, José Morais, que poderia recandidatar-se, está de saída da AEVIVER. A estrutura tem eleições marcadas para o próximo dia 27 de Abril.

«Tenho a convicção que a associação pode crescer e passar de uma dimensão concelhia para uma dimensão regional. No primeiro ano, o orçamento foi 400€. Neste momento, deixamos a associação sem dívidas e com possibilidade de ter um orçamento de 400.000€, o que é um salto tremendo», frisou.

O presidente cessante destacou acções como o “Natal com vida”, o “Concurso de Montras” e o “Desfile de Moda – Vila Verde, Comércio com Vida” como algumas das iniciativas mais bem-sucedidas da AEVIVER na promoção do comércio local.

Lembrou ainda os contactos estabelecidos com países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em especial com Guiné-Bissau, onde a AEVIVER fez uma visita oficial em Abril de 2016 com um grupo de empresários vilaverdense.


AINDA SEM CANDIDATOS

A AEVIVER tem agendado para o dia 27 de Abril duas Assembleias-Gerais, que decorrerão na Escola Profissional Amar Terra Verde, a partir das 17h30: uma para apresentação das contas referentes ao ano de 2016 e outra para eleger os novos corpos sociais.

O presidente da Assembleia-Geral, João Luís Nogueira, disse que ainda não foi oficializada qualquer lista, algo que pode acontecer até 24 horas antes da Assembleia-Geral eleitoral.

A AEVIVER actua nas áreas económicas do comércio, serviços e indústria. Tem actualmente cerca de 400 associados.

---
Ricardo Reis Costa (CP 10478)
ovilaverdense@gmail.com